24.5.05




DO PRETO PARA O BRANCO




by Lois Greenfield
|
Palavras

"A poesia vive de momentos em que, num reflexo espontâneo, soltamos aquilo que sentimos e pensamos. São sobretudo testemunhos de vida que sobrevivem no tempo. Resistindo, nesta estranha sociedade, como um herói romântico ou como uma mente excêntrica. O que a fortalece é essa capacidade de jamais se subjugar aos interesses de sistemas e círculos.
Cria novas imagens arrancadas dos seus sentidos no confronto com o real, ao acreditar que tudo pode mudar. Tudo é possível e está aqui na ponta dos dedos, construindo com as palavras a poesia, a melhor e mais amada, a que nasce dentro de nós ..."


Manuel Neves in Sonhos de Poeta
|

21.5.05

Dossier klimt



Gustav Klimt et Emilie Flöge

Gustav Klimt (1862-1918) foi um excêntrico no seu tempo. Forte relacionamento com a cunhada, Emilie Flöge, sua amante. Ela possuia uma das mais renomadas casas de alta costurada época especializada em vestidos até então nunca vistos – largos, soltos permitindo que as mulheres pudessem respirar livremente sem os tradicionais espartilhos. Klimt passava todos os verões na casa de Emilie em Attersee, um lago ao oeste da Áustria. No seu retracto ele acentua a beleza e elegância, o olhar firme de Emilie, uma mão na cintura e um vestido em tons de azul marinho, turqueza, lilás e ouro.


" Portrait d'Emilie Flöge " (détail)
1902
|

19.5.05



Sombra de eco.

"atravessar. atravessar. por dentro. a parte mais longa. a distância mais sombria. que implica. deitar abaixo. uma multidão de árvores. ocas. a madeira. rasgada da roupa. da terra. ali caída. pelo vento. atravessar. atravessar. por dentro. o mais longo. beijo. e morrer. morrer. como se não houvesse. outro beijo. outro beijo. atravessar. atravessar. a parede que cobre o rosto. e chorar. chorar. até a voz. enegrecer. o choro. e a rouquidão. atravessar metade do abraço. seco. atrás. das flores pisadas no chão. e a chuva. guardada entre o céu. e os olhos. e atravessar. o olhar até às nuvens. e esmurrar. a fronte contra o chão. e as flores. flores. pisadas a fazer contraste. entre as vírgulas. de sangue. e o amarelo das pétalas. e amar. amando-te. como se não houvesse dia. e não houvesse tempo. dói. esperar. dói. esperar. dói. esperar" (...)

João
|